Após uma primeira fase do concurso "Ciência na Escola", de 701 projectos a concurso, a nossa escola ficou entre os 351 projectos que foram aprovados para passarem à 2ª fase, que corresponde ao desenvolvimento do projecto.

Este Blog destina-se à publicação do trabalho desenvolvido no âmbito do projecto "Sabão da Avó na Escola".

sábado, 19 de fevereiro de 2011

A candidatura ao Prémio Fundação Ilídio Pinho"Ciência na Escola"


Há muito que queriamos recriar os procedimentos utilizados,pelas nossas avós, no fabrico de sabão para uso doméstico. A oportunidade de nos candidatarmos ao Prémio Fundação Ilídio Pinho "Ciência na Escola"-9ª Edição, abriu a porta a esta concretização.
Depois da candidatura, foi com muito agrado que o nosso projecto foi seleccionado para passar à 2ª fase.

Título do Projecto Sabão da avó na escola! – Recuperação de óleos usados no fabrico de sabão.

Descrição Sumária do Projecto onde se enuncie o trabalho prático / experimental / laboratorial a desenvolver

  • Recolha de óleos usados na cantina e/ou Óleão da escola. (Parceria com a AGERE.

  • Produção de sabão líquido e sólido segundo os procedimentos e investigação de diferentes tipos de sabão partindo dos procedimentos iniciais.

  • Distribuição do sabão líquido pelos doseadores das casas de banho da escola.

  • Articulação com a disciplina de Educação Visual e Tecnológica na criação do rótulo e embalagem, para o acondicionamento do sabão sólido.

  • Articulação com a disciplina de História e Geografia de Portugal com a apresentação dos produtos nas festividades “Braga Romana” (organização anual promovida pela Câmara Municipal de Braga).

  • Elaboração de um guião, em articulação com a disciplina de Língua Portuguesa, para a produção de um vídeo informativo do processo de desenvolvimento do projecto e divulgação à comunidade em geral (alojamento do vídeo no youtube).

Discussão sobre:

  • Os efeitos positivos resultantes da diminuição de resíduos (óleos domésticos) e das mudanças de atitude a nível familiar e o contributo para a sustentabilidade do planeta;

  • Os benefícios económicos resultantes da continuidade deste projecto a nível escolar, individual /familiar e a sua multiplicação na sociedade.
    Elaboração das conclusões obtidas no final do projecto.

Anos de escolaridade Envolvidos no Projecto

  • Alunos do segundo ciclo.



Sem comentários:

Enviar um comentário